6 dicas para deixar sua 150 mais esperta

Dificilmente um Cabo Enrolado nato consegue andar por muito tempo original e sem querer tirar um rendimentozinho a mais de seu motor. Mas sempre bate aquela dúvida: por onde começar?

Bom, abaixo vão dicas “baratas” que deixarão sua Titan 150 mais ligeira.

 

1 – Filtro de ar

Se você gosta de desempenho, esqueça que a moto precisa desse item. A remoção do filtro (e até da caixa de filtro completa) é o ponto inicial pra quem quer maior rendimento do motor.

Mas você vai se perguntar: Não danifica o motor? Não aumenta o consumo?

A resposta para as duas perguntas é: Sim! Mas, calma! Se você anda somente na cidade, não pega estrada de terra, troca o óleo periodicamente, provavelmente seu motor não será prejudicado por esse motivo. Claro que diminui a vida útil, mas não é da noite pro dia, leva anos e anos, e afinal, você quer desempenho, ou estou errado?

Quanto ao consumo, aumenta minimamente, coisa que você não vai notar tanto assim a ponto de fazer diferença no final do mês.

 

2 – CDI

Já ganhou aquele folego com a retirada do filtro? Agora está sentindo o 140 km/h chegar, a moto querendo mais e esbarrando no corte de giro?! Pois bem, nessa altura é necessária a substituição de seu CDI por um de Titan 2001 original Denso, por um Servitec (paga nóis Servitec) ou por um Multscan, este último permite a regulagem de RPM através do Smartphone (detalharemos em uma próxima oportunidade).

Agora que sua moto não limita mais será necessário ouvidos atentos para não abusar no acelerador e atropelar as válvulas. Você pega as manhas fácil, só não vá se empolgar!

 

3 – Escapamento

Pronto, sua moto já está passando dos 140 km/h. Agora é hora de fazer a velocidade chegar mais rápido, e isso só é possível deixando o sistema todo funcionar mais livre. Prefira estraladores ou abafadores que tenham o menor número possível de barreiras internas, e também, os que tenham a curva (cano que sai do cabeçote do motor) mais grossa.

Basicamente essas são os pontos básicos que devem ser olhados na escolha de um escapamento. Claro, depois vem os de inox, como os Dore (paga nóis Dore), etc.

 

4 – Carburador

Receita de bolo já está formada, mas ainda quer um folegozinho a mais? Faça a troca do carburador original por um de 150 Sport ou então por um de CBX Strada.

Bem reguladinho não vai mudar o consumo e vai te garantir um torque a mais na magrela.

 

5 – Comando

Depois de tudo feito você percebe que está com muito torque, mas gostaria de mais final. Chegou a hora de trocar o comando, mas vá com calma! Lembre-se: seu motor é praticamente original, e por esse motivo, não adianta querer colocar um comando com graduação muito alta que só vai atrapalhar.

Nesse caso, escolha esses comandinhos que a gente apelida de “comandinho de padaria”, graduação para giro de média e média alta. Não vou citar marcar que existem muitas, inclusive muitas retificas e preparadores fazem o comando à mão e fica excelente!

 

6 – Relação

Comando no lugar e você se da conta que agora sua moto tem folego, você sente sua moto chegar “no fim” de forma rápida (dentro das possibilidades). Essa é a hora de alongar a relação, assim você vai tirar um pouco de torque e ganhar na final. Cuidado para não alongar demais e deixar a moto fraca! Pinhão com 1 dente a mais OU coroa com 3 dentes a menos, no máximo!

 

Espero que tenham gostado das dicas, e bora acelerar!

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