Faça você mesmo a troca de óleo

Uma tarefa simples e que pode ser facilmente feita em casa, sem maiores dificuldades.

Muitas vezes ficamos adiando essa manutenção devido ao elevado preço que algumas moto-peças cobram pelo óleo mais o serviço de troca – que dizem ser cortesia, mas sabemos muito bem que não é – sendo que podemos realizar essa preventiva em casa mesmo, de forma bastante simples e barata.

Existem inúmeros óleos de boa qualidade hoje em dia no mercado (abordaremos em outro artigo) a preços bem acessíveis – algo em torno de R$ 12,00 – sendo que em algumas oficinas o mesmo litro chega a passar de R$ 20,00.

Então, vamos ao procedimento, e, não esqueça de baixar a tabela com a medida de óleo necessária para cada moto no final do artigo.

1 – Procure pelo parafuso do bujão de óleo, geralmente na parte inferior do motor. Solte-o devagar, já com um recipiente embaixo para que o óleo caia dentro.

2 – Aguarde até que todo óleo saia do motor. Incline a moto para um lado e para o outro, assim você consegue retirar quase todo óleo.

3 – Recoloque o parafuso no motor, dando o aperto suficiente. Cuidado para não espanar! O motor é de alumínio, então, todo cuidado é pouco.

4 – Retire a tampa de óleo localizada na lateral do motor, geralmente ela possui uma vareta de medição de nível. Limpe-a e coloque em um local isento de poeira.

5 – Com um funil ou algo semelhante, coloque a quantidade indicada para o modelo de sua moto (verifique tabela anexa abaixo), nas motos de baixa cilindrada, geralmente 1 litro.

6 – Insira a vareta, e, sem rosqueá-la, retire-a novamente para verificar se o nível do óleo está correto.

Pronto! Você acaba de prolongar a vida útil de seu motor e economizar alguns trocados!

Baixar GRÁTIS: Tabela para troca de óleos de sua Moto ◄

Deixe sua opinião